Sumário Econômico 1572

Destaques:

CNC projeta alta de 3,8% nas vendas do varejo para o próximo Dia das Mães - Apesar da desvalorização do real, fragilidade das condições de consumo inibirá reajustes de preços acima da inflação e vendas da segunda data mais importante do varejo crescerão pelo terceiro ano seguido. Setor deve gerar 22,1 mil vagas temporárias de emprego. Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas voltadas para o próximo Dia das Mães deverá registrar aumento de 3,8% em relação à mesma data de 2018, já descontada a inflação do período. Uma vez confirmada a expectativa da entidade, esse será o terceiro ano consecutivo de aumento real das vendas dessa data comemorativa.

 

Reforma da Previdência prevê mudança no Benefício de Prestação Continuada - A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 6/2019, que propõe um novo sistema de Previdência para os trabalhadores e servidores públicos, também prevê mudanças para o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A alteração nas regras dessa rubrica é um dos pontos mais polêmicos da proposta. A economia estimada com a alteração seria de R$ 28,7 bilhões em dez anos. Existem, hoje, 4,7 milhões de beneficiários do BPC, dos quais 56% são portadores de deficiência e 44% são idosos acima de 65 anos. Em 2018, os gastos com o benefício somaram R$ 56,2 bilhões, o equivalente a 4% das despesas primárias da União e 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB). O BPC é hoje a terceira maior despesa primária da União, ficando atrás somente do gasto previdenciário privado e público e da folha de pagamento com servidores em atividade.

 

PEC do pacto federativo - No dia 26 de abril, a Fundação Getulio Vargas/Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV/EPGE), com o apoio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), realizou um seminário sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do pacto federativo. O objetivo foi reunir especialistas para discutir a proposta e seus possíveis impactos econômicos e políticos. O professor da FGV/EPGE, Rubens Penha Cysne, fez a abertura do evento e chamou a atenção para o fato da visão por município permitir uma distribuição mais eficiente dos recursos do que pela Federação, isso porque tem acesso a informações mais específicas da localidade. Contudo, não consegue ter abrangência suficiente para que haja um planejamento coordenado com o resto do País.

 

O Fórum Permanente das MPE - Com o novo governo, o Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas (MPE) adquiriu outro formato, assim como seu site, que ficou mais leve, dinâmico e fácil, para que interessados possam acessar as políticas em discussão e andamento. Nesse novo ambiente, a pretensão do governo é que sejam explorados poucos assuntos, a fim de que os mesmos possam obter mais visibilidade, procurando resultar em maior efetividade.

Download

  • Sumário Econômico - n.1572 | Download

Comments

0

Os comentários serão moderados, portanto evite o uso de palavras chulas, termos ofensivos ou comunicação vulgar. Se tiver alguma dúvida sobre o tema abordado aqui, use a nossa Área de Atendimento. Talvez a resposta já esteja lá.

Post new comment

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.